O Município de Tamboara nasceu da colonização, resultado do desbravamento e povoamento do Norte do Paraná.

A Sociedade Técnica e Colonizadora Engenheiro Beltrão, com escritórios instalados na Cidade de Mandaguari era proprietária de uma gleba de terras que integrando o Município de Mandaguari, prolongava-se até as margens do Rio Ivaí.

Em 15 de abril de 1947, a referida empresa imobiliária por intermédio de seu procurador, o Senhor Dr. Duílio Trevisani Beltrão, determinou a abertura da estrada até a localidade a que se deu a designação de “Tamboara”, e que representa o nome do cacique da antiga tribo indígena da região, iniciando ali a formação do nosso patrimônio.

Antes de 1931 havia uma trilha conhecida como “Caminho do Caboclo” o qual passava pelo território do patrimônio, atingindo a “barranca do Rio Ivaí”, moradia do antigo Caboclo.

Por essa trilha e fazendo picadas na mata, vieram os pioneiros da fundação de Tamboara; chegaram até o local escolhido para a sede do patrimônio, iniciando a derrubada da mata no dia 15 de abril de 1947.

Os pioneiros do novo povoado, Ivo Pierin, Marcionílio Ribeiro, Yassao Morimoto, Duílio Trevisani Beltrão, construíram os primeiros ranchos.

Em julho de 1947, foi construída a primeira casa de madeira a fim de ser instalado o escritório da Sociedade Técnica e Colonizadora Engenheiro Beltrão.

A forma facilitada na aquisição da compra de terras, a influência do café e a tentativa de melhorar as condições de vida foram os fatores que atraíram os imigrantes para povoarem o futuro Município de Tamboara.

Para cá vieram paulistas, mineiros, baianos, cearenses, sergipanos, pernambucanos, gaúchos e paranaenses, descendentes de italianos, japoneses, indígenas, negros, poloneses e árabes, trabalhando como donos e peões, abrindo estradas, comprando terras e se estabelecendo tanto na zona urbana como na zona rural.

As derrubadas começaram a atingir grandes áreas, sendo o extrativismo vegetal a primeira economia, destacando a peroba, cedro, marfim, ipê entre outras madeiras de lei, motivo pelo qual a indústria da época era as serrarias atingindo um número de seis indústrias.

Grande parte da madeira era comercializada em São Paulo e tacos eram vendidos para o Rio de Janeiro.

O desmatamento ocorreu sem planejamento com uso de machado e queimadas.

Com a derrubada os animais aqui existentes migraram para outras regiões.

Devido o desenvolvimento da região, Paranavaí foi desmembrado de Mandaguari, motivo que levou Tamboara a desmembrar de Mandaguari e passou a ser distrito de Paranavaí até o dia 25 de novembro de 1954.

Pela Lei Estadual nº 253, de 26 de novembro de 1954Tamboara foi desmembrada de Paranavaí e tornou-se Município.

Houve as eleições municipais e o Município solenemente instalado no dia 26 de novembro de 1955, ocasião em que foram empossados o 1º Prefeito Municipal e os membros da respectiva Câmara de Vereadores, sendo Dr. Duílio Trevisani Beltrão o primeiro Prefeito de Tamboara.

Nosso Município compreende uma área de 184 km2 e localiza-se na Região Noroeste do Paraná.